Sobre Nós

 

A Associação de Pais do Infantário e Jardim-de-Infância da Escola Preparatória de Ovar nasceu em 1983, ao abrigo do Regulamento A-9, financiada pela acção social do Ministério da Educação, que tinha por objectivo fomentar a criação de instituições educativas destinadas a crianças cujos pais ou avós fossem funcionários afectos a este Ministério. Por este motivo, as primeiras instalações foram na então Escola Preparatória de Ovar, desenvolvendo-se as valências de Creche e Pré-Escolar.

 Em 1996, por instruções do Ministério da Educação, passou a ocupar quatro salas nas instalações da Escola EB1 – Habitovar, propriedade da Câmara Municipal de Ovar.

 Nessa altura, (1996) foi criada a valência de ATL, por solicitação da Escola EB1 – Habitovar e da Câmara Municipal de Ovar, como contrapartida e instrumento de apoio aos esforços da escola na atracção de mais alunos e na diversificação da origem social e geográfica dos mesmos.

 Aquando da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo, tornou-   -se necessário reenquadrar os estabelecimentos de ensino não conformes com o disposto na lei, nomeadamente aqueles nascidos ao abrigo do Regulamento A-9, dentro de uma das modalidades previstas: Ensino Público, Ensino Particular e Cooperativo ou Ensino a cargo das IPSS.

Assim, com o apoio da Câmara Municipal de Ovar e a compreensão e ajuda dos Serviços Sociais do Ministério da Educação e da Segurança Social, viria a constituir-se esta associação em IPSS, (Instituição Particular de Solidariedade Social) tendo em vista a sua actuação como entidade de utilidade pública, a 7 de Janeiro de 2002.

 No entanto, desde logo se reconheceu que as instalações disponíveis eram o principal obstáculo ao desenvolvimento das actividades da Associação sobretudo quando esta, por essa altura via crescer continuamente o número dos seus utentes. 

Neste caminho, em Agosto de 2003, foi possível encontrar novas instalações para a primeira prioridade, a valência de Creche, a funcionar na Rua Dr. Albino Borges de Pinho, n.ºs 102 e 116 – Urbanização São Cristóvão, com três salas distintas, a saber: berçário, dos 4 meses aos 12 meses; creche 2, até aos 24 meses e creche 3, até aos 36 meses, tendo a valência capacidade total para 33 utentes. Progressivamente, foram executadas as necessárias obras de adaptação deste novo espaço, de acordo com as indicações e aconselhamento dos serviços da Segurança Social, organismo com quem foi assinado Protocolo de Financiamento em 30 de Novembro de 2005.

Entretanto, confrontada com novas orientações nacionais para o desdobramento do horário lectivo, a Escola EB 1 - Habitovar, manifestou necessidade de reaver as salas de aula, que ainda ocupávamos com as valências de Pré-escolar e ATL. Neste contexto, a 1 de Setembro de 2007, mudamos a valência de ATL de 1.º e 2.º ciclo, para novas instalações na Rua Dr. Albino Borges de Pinho, n.º 180. Neste mesmo período, adquirimos uma carrinha de nove lugares, totalmente equipada e adaptada para o transporte das crianças, de e para os diferentes locais de ensino. Para esta valência, celebramos Protocolo de Financiamento com a Segurança Social em 20 de Novembro de 2007, que contempla o apoio a 30 utentes.

A mudança da valência do Pré-Escolar, ocorreu a 1 de Setembro de 2008, para instalações sedeadas no Largo Serpa Pinto, n.º 11 e 13, este local foi completamente remodelado e adaptado às exigências da valência. É também lá, que está a funcionar o serviço administrativo da instituição. A 19 de Dezembro de 2008, foi assinado o Protocolo de Financiamento com a Segurança Social, que contempla um total de 25 utentes, com idades entre os três e os cinco anos. 

Em 2008, esta Associação completou 25 anos de colaboração com todos os que ao longo deste tempo, confiaram no nosso trabalho e empenho para participarmos na educação dos seus filhos. Também, pelo facto de esta ser uma associação de pais, as famílias dos nossos utentes têm o direito e o dever de intervir, se assim o desejarem, na gestão e orientação da nossa instituição.